LIVROS NACIONAIS PARA QUEM QUER FUGIR DO MESMO #1

   Após muitas e muitas reclamações pelo X (Twitter) e pelo TikTok, eu decidi fazer essa lista, fugindo dos CEOS e dos dark romances, aqueles que estavam no topo das conversas e das discussões. Já deixo claro que, apesar da lista em questão, não tenho NADA contra esses livros, e, se você procurar bem pelo meu Kindle, vai encontrar um darkzinho ou outro.

  Sem mais delongas, vamos começar...


  CUIDADO COM O QUE DESEJA, SCARLETT (Gizelle Porcini Garcia) - Não podia deixar de fora o romance da minha querida amiga paulistana, com uma mistura incrível feita de viagem no tempo, comédia romântica e fantasia. Sinopse: Scarlett Souza é uma garota brasileira com um grande sonho: conhecer seu crush mundialmente famoso, o ator Richard Petterson. As circunstancias, no entanto, não são as mais favoráveis... Ainda mais, quando uma notícia envolvendo seu ídolo acaba, indiretamente, prejudicando a jovem; A partir daí, a trama ganha novos rumos, sobretudo, quando uma divertida entidade mística aparece para ajudar.


  SONHO E PESADELO (Marina Dutra) - Assim como os deuses Sonho e Pesadelo, a escrita é pura poesia e uma fantasia envolvente. Sinopse: Uma romantasia de aquecer o coração e prender o leitor até a última página. Em um mundo feito de opostos, a inocente deusa Sonho foi ensinada por suas mães, Esperança e Vontade, que tudo nasceu aos pares e que, para manter o equilíbrio natural do universo, a ordem da separação precisa ser respeitada. Assim, ela não deve pensar em seu complemento divino — e muito menos se encontrar com ele. O deus Pesadelo, porém, parece ter outros planos. Filho de Angústia e Medo, ele é tão ressentido que arrancou uma parte da própria alma para ser capaz de quebrar as correntes que o prendem. Quando um buraquinho surge no muro que separa o reino dos deuses, Pesadelo vê uma oportunidade para se vingar da deusa dos sonhos. Ele só não esperava descobrir que o encontro com ela, sua metade, mudaria tudo. Afinal, o problema com as metades é que elas nunca deixam de ser um inteiro. A curiosidade genuína pelo outro ganha força quando, certa vez, uma joaninha de Sonho surge no reino de Pesadelo — algo até então impensável, que os faz refletir sobre suas origens. Entre jogos perigosos e encontros secretos, Sonho e Pesadelo descobrirão que nem mesmo deuses são totalmente bons ou maus. Juntos, terão de confrontar seus criadores para restaurar o equilíbrio enquanto lidam com os sentimentos que nutrem um pelo outro. A separação, no entanto, existe desde a criação dos deuses e, talvez, não poderá ser quebrada tão cedo…


  A FARSA DO TENENTE (Jéssica Malvestuto) - Um romance de época para os amantes de outros tempos. Sinopse: Rose Lowell passa seus dias trabalhando na Garden Fair e temendo o momento em que seu cruel marido voltará da guerra. No entanto, John retorna para a casa com o rosto marcado e a memória comprometida, não tendo ideia de como era o casamento deles. Ao lado de um companheiro sem passado, ela decide inventar o que lhe convém, mesmo com o risco de se apaixonar no processo. Logan Fox almeja todos os dias voltar da guerra para sua irmã Anne. No entanto, quando é responsável por um trágico acidente, ele sabe que só lhe resta uma escolha para se safar: assumir a identidade do oficial morto. O que seria simples, se o Tenente Lowell não tivesse uma esposa. A guerra pode mudar um homem, mas nem tanto, por isso ele garante que não cairá em contradição alegando uma conveniente perda de memória. Ela está dividida entre viver um casamento com amor pela primeira vez ou contar a verdade. Ele vive imerso em culpa, temendo que ela descubra sua farsa, enquanto resiste aos desejos de seu corpo e coração. Pode o amor florescer em meio a tantas mentiras?


AMAZÔNIA 22 e SEMENTE ANCESTRAL (Eduardo M.C.) - Uma Amazônia futurística? Como não gostar? Ficção científica se entrelaça com mistério e aventura nesses dois livros do Eduardo. Uma realidade, talvez, que não está tão distante. Sinopse (livro 1): Você trocaria o paraíso pela verdade? Na Amazônia do século XXII, milhões de pessoas vivem em complexos urbanos espalhados pela floresta. A descoberta de um medicamento milagroso trouxe uma era duradoura de prosperidade para a região, mas poucos sabem que há um grande preço a pagar por essa sociedade aparentemente perfeita. Cumpra seus deveres, não faça perguntas, receba suas recompensas. Ana e Jonas, dois jovens com passados muito diferentes, são uns dos poucos que sabem que esse equilíbrio está por um fio. As reservas de Vitória-régia Azul, a planta que atraiu os olhares do mundo todo para a floresta, são cada vez mais escassas, mas existe um meio de aumentar a produção... O único problema é que as instruções para o cultivo, escondidas no meio da Amazônia por uma cientista brilhante há muito desaparecida, podem ter caído nas mãos erradas. Nesta aventura, Ana e Jonas são os escolhidos para recuperar as informações que podem evitar uma catástrofe. (Livro 2) Desaparecimentos misteriosos não são nem um pouco incomuns no Brasil de 2122, mas Ana teve certeza desde o início que o sumiço de sua colega de trabalho não era como os outros.São tempos difíceis e fazer perguntas é cada vez mais arriscado. Numa época em que o passado é desprezado, ela vai desenterrar segredos envolvendo os primeiros habitantes da Amazônia para tentar salvar sua amiga e o futuro da floresta.


  PROMETA NÃO SE APAIXONAR (N.S. Park) - Acho que já posso dizer que Sebastian está na minha lista de crushs literários. Um romance de natal com direito à um contrato de namoro para deixar o coração quentinho. Sinopse: Amelie Sanchez só tinha um plano para o Natal: filmes de romances açucarados, cobertores e chocolate quente. Como companhia, quem sabe o gato preto que sentia pena dela vez ou outra? Esse plano muda, infelizmente, quando ela recebe um cartão-postal da família que não vê há cinco anos e uma notícia devastadora. Abuelo está doente. Voltar à pequena cidade onde cresceu, apesar de ser só por alguns dias, é a última coisa que Amy quer para o fim de ano. Mas ela não pode mais virar as costas para a única pessoa que verdadeiramente a amou, cuidou e protegeu. Mesmo se isso significar encarar a família que a abandonara e o passado que tanto se esforçava para esquecer. Desesperada com a ideia de ir para aquela cidade sozinha, Amelie decide alugar um namorado de mentira inesperado: seu colega de quarto irritante e barulhento. Com algumas condições, é claro. Sebastian garante que será o namorado perfeito por um final de semana se ela prometer que, independentemente de qualquer coisa, não irá se apaixonar. Mas será que ele conseguirá se manter longe dela depois de o Natal acabar?Uma aspirante à escritora. Um músico marrento.Um reencontro de família desastroso e cheio de revelações, e um romance para aquecer seu coração…


  LUZES DE EMERGÊNCIA (Julie Pedrosa) - Esse conto de natal precisa estar na lista, afinal, me deixou com mais medo ainda de aviões. Eu também nunca mais ouvirei "Jingle Bells" da mesma maneira. Sinopse: Elena Garbacio não deveria estar à bordo do voo 3393. A chance de fugir de uma noite infeliz surge com o pedido de uma amiga para trocar de escala. Ao invés de aproveitar sua folga, Elena aceita embarcar. Ela está convicta de que passar o Natal admirando as estrelas enquanto sobrevoa o Polo Norte é a concretização de seus desejos natalinos — até que as luzes de emergência preenchem a cabine de comando. A noite de Natal se torna uma rota para a morte à medida que o avião despenca dos céus para o frio do ártico. Em meio aos destroços da aeronave e da neve que cobre o Polo Norte, Elena lidera a tripulação para manter os sobreviventes vivos até o resgate. Porém, nenhum treinamento seria capaz de prepará-la para o que veria naquele inferno glacial.


  TREVORT E O MEDALHÃO DO DRAGÃO (J.C. Barth e S.F. Tidre) - Magia, vampiros e dragões em uma fantasia com reis e imperadores. Inclusive, fico muito feliz em dizer que ganhei um autógrafo das autoras pessoalmente. Sinopse: Em tempos longínquos, após uma grande guerra entre humanos e vampiros pela disputa do poder, os vampiros e outras criaturas míticas foram obrigados a se retirar do mundo humano. Sendo assim, através de magia, criaram um mundo paralelo, onde cada ser de sua espécie tem seu espaço. Neste mundo de reis e magos, o imperador Valdivic Dracon conta com um círculo interno de sete magos vampiros que receberam, cada um, as pedras pilares dos Dragões, criaturas mais antigas do que o próprio patriarca vampiro, assim como Valdivic, o imperador, que, além da pedra pilar, recebe de Drago, o senhor dos dragões, o medalhão do dragão, símbolo de seu clã. Herança recebida séculos depois por seu neto Trevort Dracon, o filho bastardo de Valdivic II, o qual por ter gerado um filho com uma mortal, perde o direito ao trono do império. Trevort é considerado o legítimo herdeiro. Ele tem de lutar por sua herança, pela coroa do império que seu tio Varanoc usurpou, e descobrir se o medalhão ostentado pelo primo é o verdadeiro. Trevort terá de reunir um novo círculo interno e assim provar que, ao lado de amigos, ele poderá finalmente equilibrar os dois mundos e recuperar sua herança, sua coroa, a espada Dracon, o medalhão, e o coração do dragão, a pedra pilar do sopro da vida, e parte das profecias do mago Onoros, que foi quem materializou Moreal.


  HILDA FURACÃO (Roberto Drummond) - Não posso esquecer desse clássico que foi belamente adaptado pela Globo em 1998. Deixe o "Mal de Hilda" te contagiar. Sinopse: Hilda Furacão passa-se em Belo Horizonte no início dos anos 60, Hilda, a Garota do Maiô Dourado, enfeitiçava os homens na beira da piscina em um dos mais tradicionais clubes, o Minas Tênis. Por algum motivo secreto muda-se para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia da cidade. Transformada em Hilda Furacão, a musa erótica tira o sono da cidade. Sua vida de fada sexual cruza-se com os sonhos de três rapazes vindos do interior: um é inspirado no notório Frei Betto, que queria ser santo, mas se tornaria frade franciscano, líder político e escritor. Outro queria ser ator em Hollywood — torna-se dom juan de aluguel. O terceiro, aquele que queria ter sua Sierra Maestra, é o próprio Roberto, narrador da história. Hilda Furacão é o desafio que o santo tem que enfrentar. 


  CLICHÊ (Bianca Ribeiro) - Apesar do título, o livro não é um clichê perdido entre clichês. A leitura foi natural e rápida e quando acabou, eu queria mais. Sinopse: Depois de um desastroso namoro de mentira durante o último ano da escola, Yura e James se separaram de forma dolorosa. Yura quer ser uma repórter famosa e tem como objetivo conseguir um emprego na maior rede de televisão da cidade. James, mais conhecido como JAY, é a celebridade mais quente do momento e tudo o que faz vira notícia de primeira página. Os dois não poderiam ser mais diferentes e a probabilidade de que seus caminhos se cruzem após o passado turbulento que compartilharam é quase nula. Até que acontece: por puro acaso, James acidentalmente atropela Yura e precisa ser hospitalizado devido a ferimentos misteriosos que não parecem ter sido causados pelo acidente. As coisas ficam ainda mais estranhas quando ele surge no dia seguinte, saudável e sem nenhum arranhão, e Yura parece ser a única capaz de notar que há algo errado — ele não é o verdadeiro James Parker. De maneira inusitada e cheia de drama e romance, as vidas de Yura e James voltam a se entrelaçar e feridas profundas são reabertas, segredos são revelados e sonhos são postos à prova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Tropes Literárias

LEIA O PRÓLOGO DE LUAR DE PRATA