O Paralelo entre Melissa e Damian

[O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS ATÉ O TERCEIRO LIVRO DA SÉRIE PROMESSAS QUEBRADAS]

  Quem leu Promessas Quebradas notou que Melissa e Damian não podiam ser mais opostos. Ou será que não?
  Melissa, a protagonista, é apresentada como mocinha desde o início da história. Damian, como vilão desde que se revela em seu primeiro crime visto explicitamente pelo leitor: ele assassina Melissa, jogando-a de uma escada. 
  Antes disso, dois de seus crimes se passam ocultos: o desaparecimento de Estela, mãe de Melissa, e a morte do médico da cidade.
  A protagonista trilha um caminho que não vimos muito, mas pequenas migalhas vão surgindo ao longo da história, mostrando que em determinado momento, ela se rendeu à um lado sombrio e cometeu atos dos quais se arrependeu.
  Damian, no século 16, logo após sua transformação, também se viu num beco sem saída: ele, como Melissa, perdeu sua família, sua casa, seus amigos e sua vida por causa de alguém com más intenções, uma vampira que o iludiu, o manipulou e o fez cometer seu primeiro crime: o assassinato de Stephen. Arrependido, Damian tira sua própria vida, mas volta, para o seu espanto, como um vampiro. Assim como Melissa, que despertou, surpresa, em seu caixão. 
  Damian até pensou em se isolar, mas para sobreviver no mundo sobrenatural, ele escolheu criar uma reputação e se render à um lado seu que até então desconhecia. Ele já tinha cometido o pior de seus crimes e sabia que não havia volta. Foi mais fácil, para ele, se tornar um vilão e negar que era uma vítima. 
  Nas florestas, mesmo isolada, Melissa sofreu com momentos em que a sede de sangue falava mais alto. Ela foi vítima de seu lado sombrio até decidir que não podia continuar com isso. Assim, ela parou de se alimentar e aceitou secar até a morte, dando fim à sua vida. Ela foi salva, e suas próximas escolhas a levaram a ser a Melissa de antes: alguém que não matava por sangue. 
  Damian descobriu que era mais fácil ser o vilão. As pessoas o respeitavam, faziam o que ele queria, e, acima de tudo, ele não era uma vítima. Ignorar sua redenção era mais simples, mais seguro, mais punitivo. Melissa havia escolhido o sol e a sede para se punir. Damian tinha escolhido se banhar de sangue até acreditar que não havia perdão ou redenção para se alcançar. 
  Melissa continuou em seu caminho, e Damian, com sua culpa, foi cedendo, até conseguir admitir que Melissa, uma de suas vítimas, era, de fato, a garota que ele amava.  Dali em diante, perdão e redenção era tudo o que ele queria. 
  Melissa o perdoa, salvando-o de sua culpa, deixando-o assim, começar seu arco com um novo caminho, mesmo com as tentações de seu lado sombrio. Afinal, não é fácil se livrar de velhos hábitos, não é?

O terceiro livro de Promessas Quebradas, Cartas de Fogo, já está disponível em formato físico e em ebook. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com o que deseja, Scarlett (Livro)

Entrevista com a autora Gizelle Porcini Garcia

Promessas Quebradas: Protegida (Livro 2)