SOS Escritores #1 - Terminei meu livro, e agora?

 SOS Escritores #1 - Terminei meu livro, e agora?

Qual caminho seguir? Tradicional ou Não Convencional?


  Escrever um livro não foi nada fácil, foi? Quer dizer, é um processo, muitas vezes, longo. Métodos, pesquisa, criação de mundos e personagens, a escolha dos nomes... Foi só o começo. Agora que você terminou seu livro, precisa decidir o que quer fazer com ele.

  Se seu objetivo é publicá-lo, precisa descobrir que caminho quer seguir. 

  Quer optar pelo tradicional e publicar com as editoras convencionais? Certo, vamos começar com uma listinha. Primeiro, você vai precisar anotar cada uma daquelas que estará procurando para tentar fechar o negócio. Pode fazer como eu e dar uma olhada para sua estante. Alguns anos atrás, quando tentei esse caminho, peguei cada livro que tinha e fui anotando os nomes de suas respectivas editoras. Depois, pesquisei cada uma delas na internet, abrindo seus sites, vendo se aceitavam manuscritos, como era o envio, suas regras, os períodos de envio e tudo mais. Depois, fui tentando uma, depois outra... Bem, no fim das contas, não foi esse caminho que peguei. Decidi abandoná-lo ao receber um email de resposta com o valor alarmante de R$14.500 para a publicação de um romance que, atualmente, vejo que nem era bom o suficiente para ser publicado. Mas se esse é o caminho que você quer, vá em frente! O céu é o limite, caro colega!

  Agora, se você quer deixar o tradicional, bem, há outras opções.

  Como descobri alguns anos atrás, os ebooks estavam ficando em alta. Além do valor, é um jeito mais acessível de ser publicado. Os meus estão com a Amazon, que não cobra absolutamente NADA na publicação digital deles. É simples e você recebe direitinho. Claro, o trabalho é totalmente seu. Se quiser seguir por aqui, pesquise mais sobre a Amazon KDP e veja se realmente se interessa por esse caminho. É, acredito, a forma mais simples e popular de publicação de livros hoje em dia. Apesar de não ter o cheirinho das páginas, vale à pena.

  "Mas e os livros físicos?", bem, aqui eu recebi uma ajudinha. Um comentário em um dos meus vídeos no YouTube me falou sobre a Editora Uiclap, um modelo não tradicional de editora. Aqui, você também não paga nada, o trabalho todo de produção (de revisão à capa e divulgação) também é totalmente seu. Uma porcentagem das vendas pertence à eles e os livros são impressos por demanda a cada compra. Eles inclusive tem parceria com a Amazon. Você pode saber mais clicando aqui.

  Se eu ainda tenho aquela vontadezinha lá no fundo de ver meus livros em livrarias? Claro. Mas entendi que, financeiramente, as opções não tradicionais são o que posso ter no momento, essa é a realidade atual em que me encontro. Ainda pode acontecer uma super mudança? Por que não? O futuro é uma caixinha de mistérios.

  Ser um escritor independente não é fácil, não vou mentir. Apesar de você ser seu "próprio chefe", há algumas montanhas a serem escaladas. Capa, revisão, divulgação, diagramação... São tantas coisas que, de cara, parecem impossíveis se você tem um orçamento bem baixinho, como eu. Mas, acredite, nada é realmente impossível.

  "SOS Escritores" é o novo quadro aqui do blog. Se vai flopar como os outros? É possível, mas gosto muito mais de escrever aqui do que aparecer no TikTok com minha dicção duvidosa. Então, se você é um escritor precisando de uma mãozinha ou de um ombro amigo, fique por aqui, há mais por vir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Tropes Literárias

LEIA O PRÓLOGO DE LUAR DE PRATA

LIVROS NACIONAIS PARA QUEM QUER FUGIR DO MESMO #1