Como eu era antes de você & Depois de você

#PreparemOsLencinhos
Conheci o primeiro livro após a divulgação do filme que fariam sobre ele. Sem pensar, comprei o livro e sua continuação.
Tenho que admitir... Eu senti um lado meio... A Culpa é das Estrelas (do divo e trollador John Green), mas ao mesmo tempo... Um lado único. Acho que isso me fez gostar tanto da história de Jojo Moyes.
Como eu era antes de você conta a história de Louisa, uma garota simples, meio doidinha e super gente boa. É fácil se identificar com ela. É daquele tipo familiar, como se você a conhecesse, mas não se lembrasse de onde.
Após perder o emprego, Lou acaba se tornando a cuidadora de Will Traynor, um rapaz que sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Os dois são muito diferentes. Lou é toda animada e Will, após o acidente, se torna mal humorado (e um tanto assustador). A convivência entre os dois não é fácil. O cara parece disposto a se livrar de Lou. Mas, como a vida é uma caixinha de surpresas... As coisas mudam.
O problema... (bem, corre que lá vem spoiler)... É que Will está decidido a acabar com sua vida. Tomou a decisão de dar um fim ao sofrimento, mesmo contrariando sua família, e a apaixonada Louisa Clark.
Lou, ao descobrir a intenção de Will, começa uma jornada contra o tempo para fazê-lo mudar de ideia.
Infelizmente (olha o spoiler!), Will não muda de ideia. E ao fim do primeiro livro, damos adeus a ele. Confesso que eu chorei. Sim, eu chorei! Will Traynor... Parecia tão... Real, vivo, alguém de carne e osso, não um personagem numa página. Era como se ele tivesse morrido de verdade, deixado de existir... Aqui, no mundo real. Loucura? É, parece, eu sei.
“Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. [...] Não pense muito em mim. Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem. Apenas viva. Com amor, Will.”
Mas... Não é o fim. Precisamos saber o que houve com Lou após a morte de seu amado Will Traynor, certo? Então, aí vem Depois de Você.
Lou não seguiu as orientações de Will. Não está tendo a vida que deveria. As coisas estão meio... Decepcionantes. Então... Uma garota estranha aparece e a vida de Louisa se torna uma montanha russa. A garota que bateu em sua porta, no meio da noite, é ninguém menos que (opa, olha o spoiler!) a filha de Will, Lily. O pai não sabia da existência dela. E durante o livro todo, eu não parei de me perguntar “E se ele soubesse sobre Lily? Teria desistido assim mesmo de tudo?”. Isso só ferrou com meu estado emocional, então não façam isso!
Bem, Lou começa a viver sua vida. Após um acidente (a maluca não caiu do prédio de onde mora?) ela conhece Sam, um cara bem diferente de Will, mas que encanta Louisa. Ah, também tem uma nova oportunidade, novas encrencas, brigas e perdões.
Como eu era antes de você recebeu algumas críticas bem duras, por causa da decisão de Will. Mas, se você prestar atenção, vê o fundo de realidade nessa história. E isso pode ajudar muitas pessoas a abrirem os olhos e talvez repensarem em muitas atitudes e escolhas.
Essa história não é uma história de morte, bem, talvez, uma parte seja. Mas é uma história, acima de tudo, de vida.
“Não estou lhe dizendo para saltar de prédios altos, nadar com baleias ou algo assim (embora, no fundo, gostaria que você fizesse essas coisas), mas para viver corajosamente. Ir em frente. Não se acomodar.”
Então, recomendo que conheça essa história maravilhosa (e sua sequência) e siga o conselho de Will: Viva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com o que deseja, Scarlett (Livro)

Entrevista com a autora Gizelle Porcini Garcia

Promessas Quebradas: Protegida (Livro 2)