Entrevista com a autora Gizelle Porcini Garcia

   Ela estreou em 2023 com uma romantasia atual com viagem no tempo e conseguiu fazer isso muito bem. Gizelle Porcini Garcia, paulista de 25 anos, lançou no ano passado o romance "Cuidado com o que Deseja, Scarlett", e eu, como amiga e leitora (e também estudante de jornalismo) não pude deixar de fazer uma rápida entrevista com ela.


  Para começarmos, fale um pouco do seu livro.

  Gizelle: "Meu livro é um misto de comédia romântica com fantasia e um leve toque de ficção científica. É uma história sobre ter a oportunidade de conhecer alguém que você realmente gosta e admira. Todo mundo já teve um crush. Alguém por quem é ou foi apaixonado em segredo ou abertamente. Scarlett - a minha protagonista - no caso, estará representando todos que já estiveram nesta posição de fã de alguém ou admirador."


  De onde surgiu a ideia para "Cuidado com o que Deseja, Scarlett"?

  Gizelle: (Risos) "Acredito que da minha própria vontade de poder viver uma situação parecida. Acho essa ideia toda muito empolgante, e não podia deixar de escrever sobre isso."


  Quem você escolheria conhecer se estivesse no lugar da Scarlett?

  Gizelle: (Risos) "Bom, se eu estivesse no lugar da Scarlett... Eu iria querer conhecer meus dois atores favoritos, Matt Smith e David Tennant. Eu sei que parece um pouco demais, tipo "Como pedir à Fada Gênia  para conhecer os dois ao mesmo tempo?" Mas eu tenho uma solução para isso: Era só pedir pra conhecer eles durante as gravações do "The Day Of The Doctor", o filme dos 50 anos de Doctor Who.  Mas olha... Eu prometo não arranjar confusão nem bagunçar a vida de ninguém! Só ia querer conhecê-los mesmo, bater uns papos, começar uma amizade, quem sabe... Algo bem inofensivo. (Risos) Esposas e namoradas, não me batam, por favor, eu sou uma boa pessoa."


  Há quanto tempo você é escritora e quanto tempo levou para terminar seu primeiro livro?

  Gizelle: "Escrevo oficialmente desde os 13 anos, então ao todo são 12 anos de trajetória, com muito amor e dedicação à escrita. Bom, (risos) eu comecei escrevendo fanfics, e isso me rendeu 7 anos de treino, comigo me desafiando e testando todos os tipos de abordagens e formas de escrita. Apenas depois desse período eu comecei a escrever minhas próprias obras originais. No caso da "Scarlett" demorei exatos 15 dias para escrever a obra toda. Como sabemos, não é um livro longo. A história meio que se desenrolou sozinha, em pouco tempo."


  Você tem alguma inspiração no mundo literário? 

  Gizelle: "Ah, eu tenho várias! Jane Austen, Carina Rissi, Diana Gabaldon, Julia Quinn... E isso porque estou citando escritoras de romance... Mas gosto de vários outros autores de gêneros diferentes, como Rick Riordan, J.K. Rowling, Sir Arthur Conan Doyle, Júlio Verne e Neil Gaimann. E, claro, não para por aí. Essa é só uma pequena amostra.


  Quem é seu personagem favorito em "Cuidado com o que Deseja, Scarlett"?

  Gizelle: "Minha personagem favorita é a protagonista, Sca [apelido de Scarlett], pois eu estive desde o começo vivenciando a história através dela. Mas eu amo demais todos os personagens... Uma mençãozinha especial para a Fada Gênia - quem eu adorei demais criar e escrever as falas! Minha cena favorita? Acho que foi a do Rick [Richard Petterson] e da Sca [Scarlett] no restaurante. Eu definitivamente sou apaixonada por aquele momento tão especial dos dois.


  Alguma cena foi difícil de escrever? Qual?

  Gizelle: "Teve uma cena, no penúltimo capítulo, onde o Richard atende um telefonema que muda completamente o rumo da trama. Acredito que esse momento foi o mais desafiador pra mim. Sobretudo porque é o momento onde o título do livro passa a fazer sentido, e meu trabalho teve que ser ainda mais meticuloso, para causar a reação esperada do leitor."


  Qual você acha que seria o filme ou livro favorito da sua protagonista?

  Gizelle: "O filme favorito da Scarlett é, definitivamente, "Missão Saturno - O Plano do Século", que tem seu ator favorito, Richard Petterson, no papel principal. Lembrando que tanto o filme quanto o ator existem apenas dentro do universo da obra da Scarlett. Agora, sobre livros... Acredito que seria "Perdida", da Carina Rissi. Afinal, a história da Sofia e da Sca [Scarlett] tem muito em comum."


  Como você costuma lidar com bloqueio criativo?

  Gizelle: "Para bloqueio criativo, eu tenho algumas táticas: uma delas é procurar novos livros, filmes e séries para ler e assistir, e assim, preencher minha mente com coisas novas, gerando novas ideias. É como um ciclo. Quando eu me vejo sem inspiração, sei que preciso me jogar no desconhecido. Conhecer pessoas e lugares novos também ajuda. Ouço muita música também, o que ajuda muito no processo criativo. Mas em geral, acho que é escrever. Escrever. E escrever sem parar, sem deixar o desânimo se abater sobre você."


  Você pode dar uma dica ou conselho para novos autores?

  Gizelle: "Primeiramente, para quem está começando nessa carreira e ainda não sabe bem o que fazer, eu diria: "Nunca parem de tentar. Não se enganem, não será fácil, mas vale muito à pena, especialmente se esse for seu sonho e uma coisa pelo qual você sinta que vale à pena lutar". Agora, minhas dicas e conselhos são os/as seguintes: escrevam bastante, se possível todos os dias. Conheçam pessoas e lugares diferentes. Leiam e assistam coisas diferentes, que não estão acostumados. Desenvolvam uma opinião própria sobre as coisas. Deixem de ser "só mais um na multidão" para se tornar alguém "único" e interessante. Acreditem: isso ajuda muito na hora de colocar suas ideias no papel. O que vocês devem fazer, mesmo que não haja tempo. Negligencie sua criatividade, e você estará assinando uma sentença de bloqueio criativo. E, por fim, não se esqueçam de viver suas próprias vidas, pois escrever um livro é fascinante, e ele pode e provavelmente irá te arrastar para dentro dele por muito tempo. Então... Saiba equilibrar os dois mundos: o real e o da ficção. Trabalhem essa relação com muito zelo e carinho. Faça-os andarem lado a lado de mãos dadas, que ficará tudo bem."


  Você pode contar um pouco sobre seu próximo projeto a ser publicado?

  Gizelle: "Por enquanto, não posso revelar muita coisa. Apenas que o nome do livro será "Alma Gêmea". Que ele será um romance de época, um tanto... Diferente do que estamos acostumados, mas que promete surpreender o leitor, arrancar suspiros e risadas também."


  Muito obrigada por ter tirado um tempo para essa entrevista, é uma honra tê-la no meu blog.

 Gizelle: (Sorriso) "Obrigada por essa chance incrível de dar uma entrevista - minha primeira entrevista oficial - para o blog da minha melhor amiga escritora! Te desejo tudo de mais maravilhoso, também, na sua jornada e trajetória pessoal! Cada dia um pequeno passo... Um passo rumo ao sucesso!"


  Você pode ler o livro da Gizelle no formato digital pela plataforma da Amzon.com.br e pelo Kindle Unlimited. A minha opinião da obra você pode ler clicando aqui.


  Você também pode encontrar a Gizelle nessas redes sociais e sites:

  Instagram e TikTok: @gizelleporcinigarcia

  Youtube: @universodagarotasol9823

  Nyah!Fanfiction: @gizellepg (Gizelle PG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com o que deseja, Scarlett (Livro)

Promessas Quebradas: Protegida (Livro 2)