Como publiquei meu livro físico

 Se você viu o post Publicar meu livro virou uma novela mexicana ou era um amigo próximo, talvez tenha noção da dificuldade que foi publicar Promessas Quebradas. Esse foi e ainda é o meu "grande projeto" e ele me deu muita dor de cabeça (além de algumas lágrimas).

  Para recapitular, quando finalmente achei que ia concluir meu objetivo, a Amazon me puxou o tapete (brincadeira, Amazon, amo você) e eu consegui publicar apenas meu ebook com eles, afinal, até o momento, é o único modo para se publicar livros na Amazon KDP no Brasil.

  Tudo parecia perdido até um comentário num dos meus vídeos do youtube me sugerir a Editora Uiclap. Como eu já não sabia mais o que fazer, e a editora que eu tinha me interessado estava cheia de comentários negativos no RECLAME AQUI, eu acabei indo atrás investigar essa tal Uiclap.

  É uma editora independente. Você não paga para publicar, mas também faz tudo sozinho: capa, revisão, divulgação e todo o resto. Os livros também não vão parar nas prateleiras, a impressão de cada exemplar é feito por demanda: você compra no site e ele é impresso para você.

  Como eu tinha dito no outro post, não tinha esperanças de ser aceita com uma série de cinco livros por uma editora tradicional: seria um tiro no escuro sair apostando numa "who?" sem seguidores ou leitores. Colocar isso na minha cabeça me levou à única saída: eu precisava procurar uma editora independente que não cobrasse para publicar meu livro. Isso tudo fez a Uiclap ser a minha escolha.

  Depois de tudo isso pode parecer estranho dizer que essa foi a parte fácil, não é? Afinal, tudo virou uma novela mexicana dramática, cheia de reviravoltas e pânico em várias cenas. No fim das contas, publicar foi a parte fácil... Afinal, eu ainda não sabia da pior parte: a divulgação.

  Cá estou eu de novo falando com as paredes da internet nesse blog que deve ter teias de aranha, mas se você, escritor, caiu aqui por acidente, deixa eu te dar uma dica que eu quis ter ouvido antes: crie conteúdo para a internet, seja conhecido, tenha alguns seguidores, antes de publicar seu livro. Juro, divulgar seu livro, fazê-lo ser lido, é ainda mais difícil do que publicar. Agora com as editoras independentes e com a Amazon KDP qualquer um pode ter um livro publicado. Só que livro publicado não é o mesmo que um livro lido. Seu livro será uma gota de água num oceano, e se você publicar de forma independente, vai precisar trabalhar duro para destacar sua história no meio de várias outras, para encontrar leitores, para fazê-los conhecer seu livro e querê-lo.

  Eu descobri esse conselho depois de publicar meu primeiro livro, mas sigo tentando: você pode me ver no youtube falando para duas pessoas, ou passando vergonha no tiktok enquanto tento transformar trends para que possa divulgar meus livros. Infelizmente, ainda, eu tenho mais visualizações e curtidas do que livros vendidos, mas se eu não desisti no meio da novela, por que desistiria agora? Coisas impossíveis são apenas coisas que ainda não foram feitas.

  Bom, acho que é isso. Fico de novo por aqui sendo lida por fantasmas... Ou não. Será que tem alguém aqui?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com o que deseja, Scarlett (Livro)

Entrevista com a autora Gizelle Porcini Garcia

Promessas Quebradas: Protegida (Livro 2)